CAIRO - Um incêndio atingiu uma igreja ortodoxa copta lotada durante os cultos matinais na capital do Egito neste domingo (14)



Por Departamento de Jornalismo CONECTV Estados Unidos em 15/08/2022 às 14:13 hs

CAIRO - Um incêndio atingiu uma igreja ortodoxa copta lotada durante os cultos matinais na capital do Egito neste domingo (14), enchendo-a rapidamente de uma espessa fumaça preta e matando 41 fiéis, incluindo pelo menos 15 crianças.

Vários fiéis presos pularam dos andares superiores da igreja Mártir Abu Sefein para tentar escapar das chamas intensas, disseram testemunhas. "Asfixia, asfixia, todos eles mortos", disse uma testemunha perturbada, que deu apenas um nome parcial, Abu Bishoy.

A causa do incêndio na igreja no bairro operário de Imbaba não foi imediatamente conhecida. Uma investigação inicial apontou um curto-circuito elétrico, de acordo com um comunicado da polícia.

Famílias em prantos esperavam do lado de fora por notícias sobre parentes que estavam dentro da igreja e em hospitais próximos para onde as vítimas foram levadas. Imagens as redes sociais mostraram móveis queimados, incluindo mesas e cadeiras de madeira. Bombeiros foram vistos apagando as chamas enquanto outros carregavam vítimas para ambulâncias.

Testemunhas disseram que havia muitas crianças dentro do prédio de quatro andares quando o fogo começou. Vinte e um corpos foram levados para outros hospitais. Não se soube imediatamente se havia crianças entre eles.

Mousa Ibrahim, porta-voz da Igreja Ortodoxa Copta, disse à imprensa que trigêmeos de 5 anos, sua mãe, avó e uma tia estavam entre os mortos. Uma testemunha disse que um funcionário da igreja conseguiu tirar algumas crianças da creche da igreja.

"Subimos e encontramos pessoas mortas. E começamos a ver do lado de fora que a fumaça estava ficando maior e as pessoas queriam pular do andar de cima", disse Hanna.

O ministro da Saúde do país culpou a fumaça e uma debandada enquanto as pessoas tentavam fugir do fogo por causar as mortes. Foi uma das piores tragédias de incêndio no Egito nos últimos anos.

A igreja está localizada em uma rua estreita em um dos bairros mais densamente povoados do Cairo. Alguns parentes criticaram o que disseram ser atrasos na chegada de ambulâncias e bombeiros. "Eles vieram depois que as pessoas morreram... Eles vieram depois que a igreja foi incendiada", gritou uma mulher enquanto estava do lado de fora da igreja incendiada.

O presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sissi, falou por telefone com o papa cristão copta Tawadros II para oferecer suas condolências. O Sheikh Ahmed al-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar, e outros funcionários do governo também ofereceram suas condolências ao chefe da igreja copta.

"Estou acompanhando de perto os desdobramentos do trágico acidente", escreveu el-Sissi no Facebook. "Ordenei a todas as agências e instituições estatais envolvidas que tomem todas as medidas necessárias e imediatamente lidem com este acidente e seus efeitos".

Via: Reuters e Thiago Guerreiro - Correspondente CONECTV Estados Unidos



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !